ZONAVERDE | Formação e Consultoria
zonaverde@zonaverde.pt
  • PortuguêsPortuguês
    • English English
    • Français Français

ZONAVERDE | Formação e Consultoria

  • Sobre Nós
    • Zonaverde
    • Institucional
    • Prémios e Certificações
    • Clientes e Parceiros
    • Oportunidade de Emprego
    • Centro de Negócio 3CE
  • Formação Empresas
  • Consultoria
  • Academia
  • Blog
Contactos
  • Home
  • blog
  • Academia
  • Qual o caminho da excelência pessoal e organizacional?
20 de Março, 2023

Qual o caminho da excelência pessoal e organizacional?

Qual o caminho da excelência pessoal e organizacional?

by Marketing | ZONAVERDE / Segunda-feira, 19 Dezembro 2022 / Published in Academia, ZONAVERDE

Procura o caminho da excelência pessoal e organizacional?

Hoje em dia, com tanta concorrência todos nós queremos alcançar a excelência.

Mas o que é a excelência organizacional?

A excelência organizacional está relacionada com uma boa gestão para que haja melhores resultados. No entanto, existe uma diferença entre conhecer as necessidades já existentes e saber atuar para que as metas estabelecidas no planeamento sejam alcançadas.

Para que se atinjam estas metas, existem várias ferramentas que podem ajudar os empresários.

É importante que haja um foco na melhoria dos processos dentro das organizações, que faz toda a diferença de forma a elevar a produtividade e a faturação.

Como atingir a excelência organizacional?

Para que as empresas atinjam o nível de excelência organizacional, pode começar por identificar os pontos fracos que querem melhorar e corrigir:

  •  Custo – o modelo de excelência parte do pressuposto que menos é mais, e visa otimizar os processos para que não desperdícios
  • Qualidade – é preciso que se prima pela qualidade dos produtos e serviços prestados
  • Agilidade – a velocidade e agilidade tem impacto direto no lucro gerado e na satisfação dos clientes
  • Confiabilidade – a relação da empresa com o cliente deve ser sempre trabalhada, de forma a que se crie uma maior confiança e credibilidade
  • Flexibilidade – se a empresa conseguir adotar uma postura mais flexível, vai atender as necessidades existentes com maior facilidade, mesmo durante as adversidades.

De que forma é que esses objetivos podem ser atingidos pelas empresas?

Para que o modelo de excelência organizacional seja cumprido, é importante que se cumpra os 4 pilares:

Estratégia

Nesta fase são definidos os objetivos da empresa, de forma a que se possa definir quais são as metas e quais os indicadores de desempenho para cada uma delas.

No pilar da estratégia, as iniciativas, responsabilidades e os indicadores de desempenho devem ser de alto nível e desdobrados nos níveis táticos e operacionais, resultando numa boa relação de causa e efeito em todas as ações desenvolvidas dentro da empresa.

Melhoría

A melhoria consegue-se quando se trabalha em cima das falhas encontradas no estado atual da empresa.  Podem ser aplicados métodos como o lean thinking e outros métodos e ferramentas de análise e solução de problemas.

Mesmo utilizando o método de melhoria, não nos podem esquecer de gerir os riscos dessas melhorias e analisar os possíveis impactos na cultura organizacional das empresas.

Processos

A partir do momento em que as melhorias são feitas, é necessário que se faça um trabalho, de forma a permitir a adesão efetiva das mudanças na cultura organizacional da empresa.

Isto consegue-se através do desenvolvimento de novos procedimentos, rotinas e padrões de trabalho que permitem que os processos caminhem conforme as melhorias que foram planeadas.

Para que isto aconteça, é importante que haja uma gestão de mudança bem planeada, de forma a que os colaboradores possam aderir a novos processos, rotinas, iniciativas e oportunidades que foram estruturadas.

Pessoas

No pilar de pessoas, deve-se capacitar os colaboradores para que eles estejam preparados para as mudanças e se comprometam com tudo o que foi planeado – através do envolvimento nos projetos de melhoria, treinamentos, certificações e cursos, que faz com que os colaboradores se sintam parte dos processos.

Aqui, os próprios funcionários podem dar as suas críticas sobre os processos dos quais eles participam, de forma a que haja uma melhoria das práticas e origine resultados ainda melhores em relação aos objetivos estratégicos que foram planeados.

 

O objetivo de todos os líderes é ter equipas com alto rendimento, e para que isso aconteça, ele tem de analisar várias etapas.

Como é que o líder pode criar equipas de alto rendimento?

  • Seleção – O processo de seleção é bastante importante na hora da escolha de um novo talento para a sua equipa;
  • Acolhimento e integração – Também é muito importante que se indique o rumo certo para a pessoa, de forma a que esta se enquadre na realidade da organização e fique a conhecer a situação atual em que a organização/função se encontra;
  • Comunicação de objetivos – Passando para a prática, é necessário que se estabeleça e comunique as metas, de forma a dar propósitos a cada um;
  • Avaliação de desempenho – A avaliação não serve só para medir o desempenho, mas também para orientar a equipa e motivá-la;
  • Reconhecimento – O reconhecimento ajuda a equipa a manter-se motivada e diminui o turnover;
  • Feedback – O intuito do dar feedback, é fazer com que a crítica seja construtiva para que existam meios para corrigir e melhorar.

 

Quer saber mais sobre o assunto?

 

Clique aqui

 

  • Tweet

What you can read next

Hoje é o Dia Nacional do Formador. Saiba o que preparámos para si!
48-dias-inteligencia-emocional-comportamental-zonaverde
48 Dias da Inteligência emocional e comportamental
artigo-6-etapas-essenciais-marketing-conteudo-zonaverde
6 Etapas essenciais numa estratégia de Marketing de Conteúdo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Siga-Nos No Facebook

INSTAGRAM

Ver no Instagram

Artigos Recentes

  • Direitos do Consumidor e RGPD

    Direitos do consumidor e RGPD

    A importância da proteção de dados pessoais Com...
  • Entrega certificados RVCC Escolar 12º ano

    Decorreu no dia 15 de fevereiro, no Centro Qual...
  • Qual o caminho da excelência pessoal e organizacional?

    Procura o caminho da excelência pessoal e organ...
  • 17220

    No dia 11 de novembro, decorreram nas instalaçõ...
  • Estatuto Inovadora COTEC

    Pelos seus elevados padrões de solidez financei...

Categorias

  • Academia
  • Agricultura e ambiente
  • Consultoria
  • Consultoria
  • Cuidados de Beleza
  • Desenvolvimento Pessoal
  • e-learning
  • Formação e formadores
  • Formação Empresas
  • Geral
  • Gestão de pessoas e soft skills
  • Gestão e Estratégia
  • Idiomas
  • Informática
  • Informática e Redes Sociais
  • Marketing e mercados
  • Operações e performance
  • Qualidade
  • Segurança
  • Segurança Alimentar
  • Segurança no Trabalho
  • Sem categoria
  • Turismo e Hotelaria
  • Webinar
  • ZONAVERDE
  • ZONAVERDE

Arquivo

  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Fevereiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Abril 2018
  • Março 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017
  • Junho 2017
  • Maio 2017
  • Abril 2017
  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Julho 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Fevereiro 2016
  • Janeiro 2016
  • Dezembro 2015
  • Novembro 2015
  • Outubro 2015
  • Setembro 2015
  • Agosto 2015
  • Julho 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Abril 2015
  • Março 2015
  • Fevereiro 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Junho 2014
  • Maio 2014
  • Abril 2014
  • Março 2014
  • Fevereiro 2014
  • Janeiro 2014
  • Dezembro 2013
  • Novembro 2013
  • Outubro 2013
  • Setembro 2013
  • Agosto 2013
  • Julho 2013
  • Junho 2013
  • Maio 2013
  • Abril 2013
  • Março 2013
  • Fevereiro 2013
  • Janeiro 2013
  • Novembro 2012
  • Outubro 2012
  • Setembro 2012
  • Julho 2012
  • Junho 2012

FORMAÇÃO

  • Academia ZONAVERDE
  • Formação para Empresas
  • Formação Financiada
  • Calendário de Formação

CONSULTORIA

  • Soluções à Medida
  • Processos
  • Gestão e Marketing
  • Informação Geográfica
  • Candidaturas
  • Desenvolvimento Organizacional

MAIS INFORMAÇÃO

  • Clientes e Parceiros
  • Prémios e Certificações
  • Trabalhe Connosco
  • Política de Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Livro de Reclamações Eletrónico

CONTACTOS

T (+351) 256 364 544
(Chamada para a rede fixa nacional)

M (+351) 968 943 849
(Chamada para a rede móvel nacional)

Email: zonaverde@zonaverde.pt

Z. I. do Roligo, Rua 25 de Abril n. 313
4520-115 Espargo – Sta Maria da Feira
GPS: 40º 55′ 7” N | 8º 34′ 20” W
  Ver localização no Google Maps

  • REDES SOCIAIS
ZONAVERDE | Formação e Consultoria

© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por digitalgreen.

TOP
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações clique aqui.
OK