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2 de Julho, 2022

6 Boas práticas de recrutamento e seleção

6 Boas práticas de recrutamento e seleção

by alexandre / Quarta-feira, 23 Junho 2021 / Published in Gestão e Estratégia, ZONAVERDE
6-boas-praticas-de-recrutamento-e-selecao-blog-zonaverde

O recrutamento e seleção de uma empresa é dos aspetos mais importantes na avaliação do desempenho dos seus funcionários e nas técnicas criadas para a contratação de novos colaboradores. É um fator de influência no funcionamento interno da empresa que se reflete diretamente na sua atuação no mercado de trabalho e no público externo da organização.

            A contratação de um novo empregado é uma metodologia que exige investimento de tempo e rigor por parte do departamento dos Recursos Humanos. Sendo que, a seleção do candidato certo pode vir a trazer várias vantagens para a empresa: menos custos, mais produtividade, maior desempenho e mais eficácia nas suas funções que, consequentemente, estão diretamente ligadas a atividade da empresa no mercado.

            O processo de recrutamento e seleção não segue, nem deve seguir o mesmo padrão para todas as vagas de emprego disponíveis. Cada função laboral exige uma sequência diferente na seleção de técnicas usadas para empregar a pessoa certa.

Se o departamento dos Recursos Humanos não seguir as regras e exigências profissionais para cada cargo, a empresa terá custos e perda de tempo na contratação da pessoa errada para o desempenho da função. 

Para auxiliar as empresas no seu processo de recrutamento e seleção, reunimos 6 boas práticas.  

  1. Selecione apenas os melhores currículos

Os currículos têm de ser avaliados com rigor e só a partir daí é que os candidatos potenciais são chamados para a entrevista. Na entrevista também é importante seguir as técnicas adequadas para entender o comportamento do candidato e o feedback. Porque cada empresa tem formas diferentes de trabalhar e os candidatos nem sempre estão prontos para enfrentar mudanças na execução da sua profissão.

  1. Aposte numa estratégia de atração dos candidatos certos

Hoje em dia, é difícil encontrar um colaborador que encaixe na perfeição das exigências da empresa e muitas pessoas candidatam-se a cargos sem possuir competências técnicas e acabam por desistir e trazer perdas para a organização. Perdas monetárias, perdas de tempo perdas de oportunidade de ter selecionado a pessoa errada. Para evitar esse tipo de transtornos, as empresas devem possuir páginas de carreiras como “trabalhe connosco” que contenham informação eficaz e o mais completa possível para cada vaga afixada. Este meio de divulgação é eficaz e atrai os candidatos que possuem os requisitos pretendidos.

  1. Recrute em canais estratégicos

Uma empresa, antes de proceder à afixação das vagas de emprego, tem de conhecer o seu público-alvo. Dar a conhecer as oportunidades de emprego disponíveis na hora certa, no sítio certo e ao público certo é uma estratégia infalível para atrair os candidatos que a empresa quer. Existem plataformas de seleção que recebem os currículos e filtram os mesmos de acordo com as exigências impostas pela empresa.

  1. Peça a apresentação do candidato em formato de vídeo

O uso de vídeo também pode ser uma alternativa para a elaboração de entrevistas numa primeira fase de seleção. Será um desafio para os candidatos, mas também uma técnica que é cada vez mais usada pelas empresas devido à situação da pandemia.

  1. Crie testes de situações em contexto de trabalho

Esta técnica não é comum em Portugal, mas é utilizada por algumas empresas estrangeiras. Esta técnica consiste na criação de várias situações que possam surgir durante o dia de trabalho, acompanhadas por um questionário e respostas para cada pergunta.  Esta estratégia é boa para perceber se o candidato será capaz de lidar com entraves que podem surgir durante o dia de trabalho e como vai agir na resolução dos mesmos.

  1. Use técnicas de rapport durante a entrevista

Muitas das vezes, os potenciais candidatos sentem nervosismo durante a entrevista e acabam por não demonstrar as suas verdadeiras competências devido ao clima tenso que é criado pelo próprio entrevistador. Os recursos humanos têm de contribuir para o clima da entrevista ser tranquilo e deixar o entrevistado à vontade para demonstrar aquilo que realmente é, nomeadamente as suas qualificações profissionais, técnicas e pessoais.

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