Exemplos de Formação para Empresas

Exemplos de Formação para Empresas

Desde há muito, que se pretende que as actividades de segurança, higiene e saúde no trabalho constituam, ao nível das empresas, um elemento determinante da prevenção de riscos profissionais e da promoção da vigilância da saúde dos trabalhadores de forma a contribuírem para o aumento da competitividade com diminuição da sinistralidade. Neste sentido, atendendo a que o desenvolvimento sustentável implica desenvolvimento humano e este depende de bons e satisfatórios níveis de segurança, higiene e saúde colectiva e individual, é essencial preparar com especial cuidado todos os profissionais para as questões relacionadas com a segurança, higiene e saúde no trabalho.
Este curso é homologado pela DRAP e tem como objectivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos agricultores ou outros aplicadores que utilizam Produtos Fitofarmacêuticos. Permite também ao formando obter o cartão de aplicador obrigatório para a aquisição e aplicação destes produtos químicos, obrigatório de acordo com o estabelecido na Lei n.º 26/2013 de 11 de abril . Para além da obtenção de um certificado de qualificações, possibilita ao formando obter um certificado profissional de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos emitido pela DRAP, com acesso ao cartão de aplicador.
No actual contexto, urge prevenir a redução de riscos de impacto negativo na saúde humana e ambiente, prevenir acidentes de trabalho e defender a saúde pública. De acordo com a Lei n.º 26/2013 de 11 de abril, os técnicos responsáveis pelos estabelecimentos de venda devem dispor de formação adequada ao exercício da função nomeadamente a frequência com aproveitamento da acção de formação em distribuição,comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos, reconhecida pela Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional.
Os manipuladores de alimentos devem entender a higiene, assim como os comportamentos adoptados durante a manipulação, como uma forma de proteger a sua saúde e a dos consumidores, pois são um dos principais veículos de contaminação dos alimentos. Reforçar a importância dos manipuladores de alimentos, como actores da cadeia alimentar, na salvaguarda da segurança dos consumidores é o objectivo fundamental deste curso.
O sistema HACCP é uma importante ferramenta na protecção alimentar, consistindo num método preventivo. A sua implementação previne/minimiza os riscos alimentares, através da eliminação ou redução da probabilidade de ocorrência de uma eventual intoxicação alimentar. A implementação de sistemas com base na metodologia HACCP é obrigatória desde 1 de Janeiro de 2006.
Esta formação foi desenvolvida face à crescente importância do tecido empresarial do sector alimentar na Segurança Alimentar e na organização e gestão dessa segurança. É de extrema importâncias que o nosso público obtenha um conhecimento objectivo, integrado e sustentado nos Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar dotando o participante de competências na implementação, manutenção e melhoria desses sistemas.
O investimento nesta formação destina-se a proporcionar uma formação avançada para a compreensão do sistema de gestão da qualidade. As exigências sociais actuais têm vindo a influenciar o comportamento das organizações que passam a tratar esta questão como estratégica para a obtenção dos seus resultados e esperam melhorar a sua performance e imagem no exterior, numa óptica de melhoria contínua.
A participação neste curso permitirá a obtenção de conhecimentos tendo em vista o desenvolvimento de procedimentos necessários ao cumprimento das normas e sistemas de gestão da qualidade.
Este curso, ministrado no formato presencial e constituído por um total de 7 horas, tem como objetivo dotar os participantes de competências e saberes necessários para um melhor entendimento das alterações propostas pela nova versão da Norma ISO 9001, bem como das eventuais implicações para as organizações, auditores (nomeadamente internos), entidades certificadoras e acreditadoras.
O tempo é hoje um recurso escasso que em muitos casos é desperdiçado por tarefas sem valor acrescentado. Ter a noção dos factores que interagem no nosso dia a dia e que nos fazem desperdiçar o tempo é a base que nos permite ter uma vida mais bem vivida. Lidar positivamente com o stress contribui, não só para o bem-estar e para a qualidade de vida em geral, como também para uma melhor realização profissional. Sabemos também que a gestão do tempo, stress e a organização do trabalho são factores-chave no sucesso de qualquer profissional.
Já pensou que as reclamações que os seus clientes poderão ter um efeito positivo na sua empresa? Porque insistimos em ignorar as “prendas” que os nossos clientes nos dão diariamente?! O conceito de reclamação ainda é visto de uma forma muito negativa nas empresas. Este facto, por vezes origina que muitas das reclamações nem sequer cheguem ao departamento responsável pelo seu tratamento, porque os funcionários têm receio de as comunicar! Nada de mais errado! Perante uma situação económica desfavorável e num clima de incerteza, é a altura certa para se poder diferenciar da sua concorrência, e obter vantagens competitivas que lhe permita ter a preferência dos seus clientes.
A capacidade de comunicar é essencial em qualquer esfera de interacção humana e os benefícios da comunicação eficaz enriquecem todos os aspectos da vida, seja pessoal ou profissional. Comunicar torna-se uma arte ao aplicarmos as técnicas assertivas no quotidiano organizacional. As posturas e o olhar dizem mais sobre as intenções do que as palavras, tendo um poder incrível na comunicação.
Dotar os participantes de um conjunto de noções e ferramentas que permitam o desenvolvimento de competências básicas ao nível da prestação de primeiros socorros.
Compreender e respeitar as principais normas de prevenção, segurança e condução de empilhadores.
Este curso dota os participantes com os conhecimentos para a utilização das ferramentas avançadas do excel, nomeadamente a edição e gestão de dados, a utilização de funções, análises de hipóteses (cenários, tabelas de dados e atingir objectivo) e a utilização de outras ferramentas especiais.
A metodologia dos 5S impõem-se hoje, nas empresas industriais e de serviços, como uma ferramenta base no processo de melhoria contínua, que permite através de implementações de baixo custo obter elevados benefícios. A aplicação da metodologia dos 5S permite a qualquer empresa melhorar o seu ambiente de trabalho; a motivação dos colaboradores; a qualidade dos produtos; a produtividade; a segurança e a competitividade em geral.
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