quer-reduzir-o-stress-mindfulness-ja-ouviu-falar-blog

Já existem estudos que comprovam que a prática do Mindfulness reduz significativamente o stress e ajuda a lidar com ansiedade. 

O Mindfulness é um treino mental que pretende ensinar às pessoas a lidarem com os pensamentos e emoções, reprogramando a mente para lidar com estas situações de uma forma positiva.

Muitas empresas em todo o mundo (Google, Heinz, Philips), estão a apostar cada vez mais em sessões de formação para os seus colaboradores em Mindfulness, uma prática (com raízes na meditação budista) que baseia-se na “atenção plena no momento presente, sem julgamento”.

mindfulness-zonaverde

Os benefícios que se podem tirar com esta forma de pensar e agir são:

1- Reconhecer padrões de comportamento destrutivos;

Com uma maior autoconsciência mais facilmente o nosso cérebro conseguirá reprogramar a mente e evitar situações de stress.

 

2- Melhorar a atenção e produtividade;

O Mindfulness pode ajudar a aumentar a atenção e impedir que a mente divague, permitindo assim focar a atenção por um período de tempo mais longo, melhorar a habilidade “think outside the box” e aumentar a sensação de bem-estar.

 

3- Aumentar a inteligência emocional;

Ao aumentar a capacidade de gerir situações de stress, leva também a um aumento da inteligência emocional.

 

4- Promover a auto-regulação do comportamento.

O Mindfulness estimula a nossa atenção nas respostas automáticas em situações de stress e permite recuperar a capacidade de ponderar e decidir.

 

De forma a responder às necessidades formativas atuais do mercado, a  ZONAVERDE dispõe de vários cursos na área do Desenvolvimento Pessoal, mais concretamente sobre a temática da Gestão do Stress, Gestão do Tempo e Inteligência Emocional.

 

Fontes: Dinheiro Vivo, Human Resources.