publicidade-tradicional-onlne

O tipo de publicidade que deve de investir vai depender do tipo de negócio que gere e do seu público-alvo. Se gere uma empresa online, a sua publicidade deve centrar-se claramente no online.

Se a sua empresa é uma agência de turismo sénior, provavelmente, a sua melhor aposta será a publicidade tradicional.

Ainda assim, o panorama atual mostra que os 2 tipos de publicidade se complementam.

Contundo existem diferenças entre ambas e que por falta de conhecimento, muitas empresas fracassam na publicidade online por a fazerem da mesma forma que se faz publicidade tradicional.

O público-alvo nestes 2 canais é distinto. Quem interage com a tradicional – televisão, rádio, revistas, outdoors, entre outros, etc. – é diferente dos que interagem com a online – redes sociais, e-mail, motores de busca, etc. -, apesar de que existe segmentos de público alvo que interage entre ambos.

No entanto, as principais diferenças centram-se:

  • No preço dos anúncios: online os custos são geralmente mais baixos
  • Na segmentação do público-alvo: é mais fácil de fazer online
  • No tipo de público que se pretende atingir: cada classe social interage de maneiras diferentes com os diferentes tipos de publicidade
  • Medição do desempenho ROI: através dos canais online consegue-se apurar com maior precisão a taxa de sucesso
  • Interação com o público: ambos permitem uma grande interação com o público-alvo
  • Flexibilização e dinâmica das campanhas: na tradicional uma vez lançada, não permite alterações, enquanto que online podemos alterar consoante os dados que vamos recolhendo
  • O horário de funcionamento: na publicidade online a sua campanha está ativa 24/7
  • O contato pessoal entre vendedor e cliente
  • A transparência: online é mais fácil fazer chegar a opinião sobre uma marca / produto.

Concluíndo…

  • Ambas se complementam e as empresas devem saber conjugar os 2 tipos, de forma a tirar vantagem das características de cada uma.
  • Os públicos-alvo interagem de maneira diferente consoante as classes.
  • O orçamento disponível deve ser tido em conta quando se cria campanhas, quer online quer pelos meios tradicionais.
  • Deve ter em conta que o Marketing Digital está em crescimento e que deve por em prática estratégias neste setor.