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Tem alguma sensibilidade para as redes sociais? Ou é daquelas pessoas que ainda tem alguma resistência às novas formas de comunicar na web?

Para perceber melhor do que vamos falar ao longo deste artigo é necessário esclarecer que, originalmente, as redes sociais foram criadas para conectar e aproximar as pessoas. Mas, recentemente temos assistido a uma mudança drástica deste paradigma. Hoje, as redes sociais são, nada mais nada menos que, ferramentas de negócio para as empresas se conectarem com os seus clientes ou consumidores, de forma muito particular.

Todos os negócios utilizam as redes sociais: alguns “retiram” um extraordinário retorno das mesmas, outros ainda estão a tentar perceber de que forma podem aproveitar todo o seu potencial.

Apresentamos-lhe 4 motivos para utilizar as redes sociais:

  • Publicidade orientada para o cliente

Do ponto de vista de marketing e da publicidade, o aspeto mais influente das redes sociais envolve a segmentação. Nunca antes, na história do mundo dos negócios, foi possível desenvolver anúncios e colocá-los em frente aos clientes que a sua empresa deseja. Podemos ver exemplos desta caraterística na publicidade através do facebook, que abriu novas oportunidades para profissionais em diversas indústrias.

  • Marketing orgânico como nunca antes visto

Todos sabemos que a publicidade online existe, mas, em muitos casos, pode ser uma promoção forçada da marca. As redes sociais, por sua vez, vieram alterar esta dinâmica, com a introdução do marketing orgânico. Agora, as empresas podem envolver-se em conversas com os clientes e promover conteúdos para estarem mais próximas dos seus seguidores.

  • Atendimento ao cliente em tempo real

Muitas empresas orgulham-se de ter um bom serviço ao cliente e usam-no para estabelecer uma vantagem competitiva. No entanto, até há bem pouco tempo, criar um departamento de atendimento ao cliente eficaz exigia um grande investimento em pessoas e recursos. Quando as redes sociais entraram em cena, as pequenas empresas tiveram oportunidade de oferecer atendimento ao cliente, sem um enorme investimento. Agora, qualquer empresa pode oferecer atendimento em tempo real, através das redes sociais.

  • Flexibilidade na divulgação de conteúdos

O crescimento das redes sociais estimulou o aumento do marketing de conteúdo. Há uns anos atrás, as únicas opções de divulgação que as empresas tinham era a publicação de conteúdos no blogue, a criação de uma lista de subscritores de email ou estabelecer relações com os meios de comunicação. Segundo a Mashable, em 2016, a cada minuto, foram partilhados cerca de 2.46 milhões de conteúdos no Facebook.

As redes sociais vieram alterar esta lógica, permitindo às empresas publicar e partilhar conteúdo diretamente com os consumidores, sem pagar nada. Um dos exemplos dados pela publicação é o caso da Cisco, que poupou cerca de 100 000 dólares com o lançamento de produtos por utilizar as redes sociais em detrimento de outros canais promocionais mais caros.

Todas as razões acima identificadas são válidas para marcar e aumentar a presença da sua empresa nas redes sociais. É imperativo que seja capaz de acompanhar tendências e novidades que, dia após dia, fazem parte deste mundo social. As redes sociais e as estratégias a elas subjacentes podem produzir ganhos consideráveis para a empresa – tanto ao nível da receita como do relacionamento com os clientes.

Fonte: Mashable

Para o ajudar a crescer ainda mais, a ZONAVERDE, em conjunto com o Vasco Marques, está a organizar o workshop Redes Sociais 360, a iniciar no dia 11 de outubro.

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