os-novos-desafios-da-formacao-no-mercado-do-retalho-blog

Como será o retalho no futuro? A grande mudança e uma das tendências é a aposta no E-commerce.

Carolina Gomes, Consultora da Michael Page Retail em Portugal, afirma que “sentimos que há um crescimento do mercado online muito significativo nos últimos anos, o que fez aparecer novas necessidades e aumentou a procura de perfis direcionados para o Digital.”

Tendo em conta esta evolução e aposta no Digital no mercado do Retalho, e antes de conseguir definir os desafios da Formação neste mercado, temos de perceber e avaliar as tendências do retalho. Com base na nossa pesquisa, identificamos claramente 3 grandes tendências:

1. Realidade Aumentada & Realidade Virtual

A Universidade Portucalense refere que, “A tendência mundial de desenvolvimento acelerado desta tecnologia, sendo que, já em 2019 prevê-se um investimento mundial de cerca de 20,4 mil milhões de dólares em realidade aumentada e realidade virtual, o que representa um aumento de 68,8% face a 2018”.

 

2. Entregas por drone

Há muito que se fala das entregas por drone.  A Amazon já fez alguns testes com este sistema de entrega, sendo que a empresa espera expandir o seu sistema de entrega por drones muito mais cedo do que inicialmente previsto.

 

3. Redes de Beacons

Os Beacons são transmissores de hardware –  dispositivos Bluetooth de baixa energia que transmitem o seu identificador para dispositivos eletrónicos nas proximidades. A tecnologia permite que smartphones, tablets e outros dispositivos executem ações quando próximos a um farol. A Carrefour, já começou a explorar esta tecnologia, como forma de comunicar com os seus clientes.

 

Agora que já estão definidas as tendências para este mercado, conseguimos definir de forma mais consistente e realista os desafios da formação no retalho. Como pudemos verificar nas tendências, existem algumas áreas que são fundamentais para que as empresas retalhistas se adaptem às alterações no mercado e aumentem as suas vendas. Por exemplo:

  1. Área do Marketing;
  2. Área da Informática;
  3. Área do Desenvolvimento Pessoal (Soft Skills).

A ZONAVERDE estará presente na 1ª Edição do Iberia Retail Show, nos dias 11, 12 e 13 de abril, na Alfâdega do Porto. Se pretende formar e preparar os seus colaboradores para as novas tendências e desafios da Formação no setor do Retalho, fale connosco.

o-futuro-do-retail-num-so-evento

Para inscrição no evento clique aqui. O registo é obrigatório.

Contamos consigo!