melhoria contínua blog

Será a melhoria contínua o segredo para o sucesso profissional?

Segundo Tom Peters, “As empresas excelentes não acreditam na excelência, apenas na melhoria contínua e mudança constante”.  As grandes organizações já tomaram consciência de que tudo está a mudar constantemente (comportamentos das pessoas, o mercado, as tendências, etc.) e por isso, a adoção de uma política de melhoria contínua é fundamental para o crescimento dos colaboradores e consequentemente das organizações.

As empresas tem de maximizar os recursos internos, otimizando também os seus processos. Desta forma, só é possível adotar esta cultura de melhoria contínua com base em pelo menos 4 fatores:

  1.  Conhecimentos dos objetivos – É essencial que todos os colaboradores conheçam os objetivos da organização, de modo a conseguir definir prioridades.
  2. Formação – Este fator é crucial para a constante evolução dos colaboradores e com isto, criar valor para o cliente.
  3.  Avaliação – Só conseguimos melhorar se medirmos os resultados, certo?
  4. Reconhecimento – O reconhecimento vai permitir que os colaboradores continuem a melhorar de forma contínua.

A melhoria contínua permite às empresas perceber quais as tarefas menos importantes, realocando e investindo em tarefas de maior valor.  Assim sendo, é necessário que as empresas optem por formar os seus colaboradores para incentivar estas práticas.

E para ajudar os profissionais das empresas a incutir a melhoria contínua nas empresas, a ZONAVERDE dispõe do curso de melhoria contínua ou se pretender formação à medida clique aqui.

VER CURSO