livro-do-mes-junho-ZONAVERDE-blog

Para junho, o livro do mês escolhido pela ZONAVERDE é: “A Nova Era Digital” de Eric Schmidt e Jared Cohen.

O presidente executivo da Google e o diretor da Google Ideas revelam neste livro, os avanços tecnológicos do digital e o seu impacto na sociedade, estilo de vida, relações humanas e no terrorismo. Esta investigação de Eric Schmidt e Jared Cohen,  levou Richard Branson (fundador do grupo Virgin) a definir o livro como “Um guia brilhante para o próximo século”.

Eric Schmidt é um dos responsáveis pela transformação e afirmação do Google como um gigante mundial. Juntamente com Jared Cohen, diretor do Google Ideas, especialista em relações internacionais e ex-colaborador do Departamento de Estado dos Estados Unidos, definindo um futuro próximo. E neste livro procuram responder a questões como:

  • Os avanços tecnológicos facilitam ou dificultam o combate ao terrorismo?
  • A privacidade será um luxo para poucos na nova era digital?
  • Qual o impacto dos avanços tecnológicos na sociedade, estilo de vida e relações humanas?

Os autores falam sobre temas bastante polémicos como: os limites da privacidade de informações e dos dados pessoais; a criação e tráfico de identidades virtuais; o combate ao terrorismo;  a espionagem, entre outras alterações na política internacional. No entanto, não deixam de argumentar bastantes pontos positivos para a população como: maior produtividade, entre outras melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. Schmidt e Cohen fazem uma projeção pragmática, das consequências do desenvolvimento da tecnologia. Para eles, desvendar o futuro só será possível ao juntar a tecnologia a todas as outras variáveis.

Se tem interesse sobre a área da informática, ou sobre o futuro da tecnologia recomendamos este livro, porque apesar de algumas ideias no livro parecerem ficção científica, a forma como elas são apresentadas, baseando-se em fatos verídicos, fazem perceber que esse futuro está muito próximo.

Fonte: Intrínseca