livro-do-mes-marco-2018-ZONAVERDE-blog

Para Março, o livro do mês escolhido pela ZONAVERDE é: “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Mário Ceitil, Maria João Pantaleão e Emanuel Teodósio.

Tendo como base Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Stephen R. Covey que, com cerca de 18 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, em que são definidas as características de cada um dos Hábitos de Alta Eficácia e mostram como a atualização desses hábitos na nossa vida pode conduzir a novos e mais sucessos, tanto na vida profissional como na vida pessoal.

Se realmente queremos modificar qualquer situação, temos de alterar comportamentos. Mas para mudar o comportamento, deve-se alterar a forma de interpretar o mundo, pois segundo Stephen R. Covey: “Vemos o mundo não como é, mas como nós somos”. Os 7 hábitos apresentam uma nova forma para mudar esses paradigmas, ao instaurar novos hábitos que lhe permitirão atingir os seus objetivos.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes definidos neste livro são:

  1. Ser pró-ativo: Seja responsável pela sua vida, não culpando os outros ou as circunstâncias.
  2. Comece com um fim em mente: Este é o hábito da liderança pessoal, que indica a necessidade de começar cada dia com um claro entendimento dos seus objetivos e destinos desejados.
  3. Colocar primeiro o primeiro: Dedique mais tempo ao que é importante e não necessariamente o mais urgente.
  4. Pense Ganhar/Ganhar: Desenvolva uma mentalidade de abundância e procure soluções que beneficiem todas as partes. O hábito 4 implica que ambas partes em qualquer acordo devem sair beneficiadas.
  5. Procure primeiro entender, para depois ser compreendido: Este é o hábito da comunicação efetiva. Escute até compreender bem a outra pessoa. É pouco comum, ouvir com a intenção de entender a outra pessoa pois geralmente ouvimos com a intenção de responder.
  6. Crie sinergias: Encontre maneiras de cooperar com toda gente e valorize as diferenças entre as pessoas, para gerar opções que não existiam antes. Se reunirmos as várias perspetivas com espírito de respeito mútuo, resultará em sinergia.
  7. Afine as suas ferramentas pessoais: Por último, exercite e renove em permanência, as 4 dimensões fundamentais da sua vida: física, mental, socioemocional e espiritual.

Ao colocarmos em prática estes hábitos acima descritos, segundo os autores, é a via mais realista para podermos transformar permanentemente em profissionais cada vez mais eficazes e pessoas mais felizes.

Fonte: Wook