evolucao-da-formacao-a-distancia-um-clique-tecnologico-blog

Como sabemos, a Formação tem sofrido bastantes alterações ao longo dos anos. A tecnologia tem evoluído a uma velocidade estonteante e tem sido um impulsionador para a evolução da formação.

Apresentamos então, uma pequena cronologia da evolução da formação em Portugal:

– Em 1935 nasceu a Emissora Nacional de Radiodifusão, atual Antena 1. A rádio era utilizada como um meio de comunicação para transmissão de informação.

emissora-nacional-de-radiodifusao

 

– A Televisão em Portugal nasce em 1957, sendo um grande fenómeno nacional.

televisao-em-portugal

 

 

– As primeiras videocassetes com sucesso comercial foram introduzido no mercado em 1971. Alguns cursos foram realizados através do envio destas cassetes. Os CDs de áudio e leitores de CD são comercializados desde o início dos anos 80.

Videocassetes

 

 

– A Telescola teve emissões regulares entre 1965 e 1987, mas as aulas continuaram na televisão até ao ano 2004.

telescola

 

– Foi pela mão da IBM que surgiu o primeiro PC. Estávamos em 1981.

IBM-PC

 

– Cerca de 79% das ligações à Internet, em 2018, foram feitas através de um smartphone. O m-learning (ou mobile learning) permite o acesso à informação a qualquer hora e em qualquer local.

m-learning

 

Dado que cada vez mais os profissionais dispõem de menos tempo para poderem dedicar-se à aprendizagem e à reciclagem de conhecimentos, a formação/ensino online afigura-se como uma solução, permitindo que cada participante, ao seu ritmo, e conforme a sua disponibilidade, possa adquirir as competências que procura.

A formação online tem tido uma procura crescente por aqueles que querem efetuar formação, exigindo também, por parte dos formadores e outros profissionais ligados ao ensino/formação, a aquisição de conhecimentos e competências nesta área.

Tendo percebido esta necessidade, a ZONAVERDE desenvolveu o curso de “Criação de cursos online”, que permite aos professores/formadores/coordenadores de formação ou outros profissionais ligados ao ensino/formação, conhecer os conceitos fundamentais da formação à distância, criar cursos, recursos e atividades numa plataforma de formação online e enumerar as boas práticas e as ferramentas de criação de e-conteúdos.

 

VER CURSO | Criação de cursos online