auditorias-haccp

É através de uma auditoria HACCP que a organização fica a conhecer o grau de cumprimento dos requisitos envolvidos na sua atividade.

Além disso, importa perceber que uma auditoria é uma espécie de confrontação entre aquilo que é dito pela empresa e aquilo que é feito. Ou seja, através de uma auditoria haccp, a organização tem a oportunidade de verificar se está a cumprir os requisitos haccp estabelecidos pela própria ou pelos seus clientes, permitindo a implementação de medidas para melhorar o seu desempenho.

As auditorias:

  • Podem ser feitas pela empresa, pelos clientes ou por empresas externas independentes;
  • São classificadas segundo oito tipos de abordagem: combinada, conjunta, concessão, seguimento, acompanhamento, renovação, extensão e de transição;
  • A integridade, a imparcialidade, o cuidado profissional, a confidencialidade, a independência e uma abordagem em evidências, são os fatores chave para auditorias bem-sucedidas.

Com o objetivo de garantir a conformidade do Sistema com a Norma, dar confiança à administração e aos clientes e observar problemas operacionais, as auditorias aplicam-se aplicável a todas as organizações que necessitem de conduzir auditorias internas ou externas a sistemas de gestão ou gerir um programa de auditorias.

Esta avaliação permite à empresa em análise a possibilidade de ter documentadas todas as ações no âmbito do programa de gestão alimentar, a identificação de aspetos a melhorar, permitindo, assim, uma melhoria contínua no que se refere à segurança alimentar.

Veja aqui tudo o que precisa de saber