Idiomas na ZONAVERDE

Independentemente dos planos que tenha para o futuro, conhecer e dominar uma nova língua é a chave para criar um conjunto de oportunidades, ao nível do trabalho e lazer, para si mesmo.

A verdade é que nos inserimos, cada vez mais, numa sociedade globalizada e multicultural. A maioria das vezes, a não fluência de determinado idioma ser um fator impeditivo para se candidatar a uma oferta de emprego. Por isso, a aprendizagem de uma nova língua pode traduzir-se numa boa oportunidade para se destacar no mundo do trabalho.

Selecionamos três grandes vantagens que o vão motivar a aproveitar o tempo que ainda tem disponível para descobrir um idioma:

1. Torne-se alguém indispensável

Quando domina um idioma que poucas pessoas conhecem e com influência em negócios com outros mercados, como o árabe, alemão, mandarim ou russo por exemplo, facilmente será requisitado por empresas ou clientes que necessitem desse serviço. Por outro lado, se a empresa ou cliente, ainda não tem qualquer negócio com parceiros internacionais, pode utilizar a sua fluência linguística para abrir esse horizonte. O facto de conversar com os clientes na sua língua materna pode fazer toda a diferença.

2. Aproveite ao máximo as próximas férias

É natural que quando viajamos para um local desconhecido não estamos preocupados em aprender a língua que lá se fala. No entanto, ao aprender a língua desse país ou outra língua comum à população dar-lhe-á a possibilidade de conhecer sítios, pessoas e histórias fora do tradicional programa turístico. Ao conhecer bem a língua local, a sua viagem pode ser completamente diferente. Evita armadilhas típicas para os turistas, como pagar mais por alguma coisa, conhece novas pessoas e pode explorar, de forma mais segura, zonas menos turísticas. Entender a cultural local é, também, um fator importante durante uma viagem. E, por isso, falar outro idioma vai ajudá-lo a perceber as questões culturais de forma mais sensível e correta.

3. Consiga emprego em qualquer parte do mundo

Ao dominar um novo idioma aumenta a probabilidade de crescer profissionalmente, assim como incrementar o seu salário. As empresas que trabalham com clientes estrangeiros têm necessidade de ter nos seus quadros colaboradores que dominem vários idiomas. Isto é, para se tornarem internacionalmente competitivas, precisam de colaboradores capazes de comunicar com as sedes das empresas ou com potenciais clientes. Porém, não é só nos negócios que os idiomas têm potencial. Em setores como o de viagens, engenharias, comunicação, investigação ou política, as competências em línguas estrangeiras são valorizadas. Além disso pode sempre encontrar alternativas profissionais ou viajar através do trabalho por ser considerado uma mais valia para a empresa.

Para além das razões acima indicadas, sabia que ao aprender um novo idioma está a exercitar o seu cérebro? É verdade, ajuda a mantê-lo saudável e ativo. Segundo um estudo realizado pela Academia Americana de Neurologia, as pessoas que dominam mais do que uma língua desenvolvem doenças relacionadas com demência cerebral, como o Alzheimer, quatro anos e meio mais tarde, do que aqueles que falam apenas um idioma.

 

Conheça os cursos que temos disponíveis nesta área